Esquecimento no idoso

Demencia

Esquecimento: será que isto é normal da idade? Muitos no meio médico tem esse questionamento a respeito de idosos que iniciam quadro de esquecimento e perda de algumas habilidades. Caso haja deficiência em evocar novos materiais aprendidos, estes indivíduos saem da curva de envelhecimento normal.

O que comumente ocorre em idosos que apresentam redução da memória o fato de que ele possa ser portador de doenças neurológicas insipientes. Normalmente este idoso percebe o déficit que vem se apresentando e chega ao consultório com esta queixa, preocupado com o futuro.

Em outros casos, este déficit não é auto percebido e vem a ser a queixa dos familiares na consulta. A importante, então, atentar para casos em que um quadro demencial esteja se insinuando, quando o paciente começa a perder a capacidade de autogerenciamento, como esquecer ou confundir medicamentos, perder-se em locais conhecidos, não for mais capaz de gerenciar seu próprio dinheiro, tornar-se cada vez mais isolado socialmente.

Por outro lado, � importante saber o que caracteriza Demência ,bem como para identifica-la mais precocemente, ainda na fase de Declínio Cognitivo Leve.

DEMÃ?NCIA

Demência é uma síndrome caracterizada pela perda de funcionalidade, podendo ser de diversos domínios, entre eles, a memória, assomada ao comprometimento das atividades de vida diária.

Fale ON-LINE COM O MéDICO