Perda de memoria e esquecimento.

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.De acordo com a causa dessa condição, a perda de memória também pode ser acompanhada de outros sintomas, como sono excessivo, irritação, dores no corpo, sensação de vazio e formigamento nas mãos, pernas ou pés, por exemplo.E importante consultar o neurologista para fazer o diagnostico correto se nao estamos tendo um caso de demencia entre elas a doenca de Alzheimer para se fazer um tratamento correto.

Esquecimento: será que isto é normal da idade? Muitos no meio médico têm esse questionamento a respeito de idosos que iniciam quadro de esquecimento e perda de algumas habilidades. Caso haja deficiência em evocar novos materiais aprendidos, estes indivíduos saem da curva de envelhecimento normal.

O que comumente ocorre em idosos que apresentam redução da memória é o fato de que ele possa ser portador de doenças neurológicas incipientes. Normalmente, este idoso percebe o déficit que vem se apresentando e chega ao consultório com esta queixa, preocupado com o futuro.

Em outros casos, este déficit não é auto percebido e vem a ser a queixa dos familiares na consulta. É importante, então, atentar para casos em que um quadro demencial esteja se insinuando, quando o paciente começa a perder a capacidade de autogerenciamento, como esquecer ou confundir medicamentos, perder-se em locais conhecidos, não for mais capaz de gerenciar seu próprio dinheiro, ou tornar-se cada vez mais isolado socialmente.

Por outro lado, é importante saber o que caracteriza Demência, bem como identificar-la mais precocemente, ainda na fase de Declínio Cognitivo Leve.

DEMÊNCIA

Demência é uma síndrome caracterizada pela perda de funcionalidade, podendo ser de diversos domínios, entre eles, a memória, assomada ao comprometimento das atividades de vida diária.

Fale ON-LINE COM O MéDICO