Tratamento da fibromialgia e dor cronica com estimulacao magnetica transcraniana

Estimulação magnética transcraniana para tratamento de dor crônica e fibromialgia.

Dor crônica é uma condição frequente, ocorrendo em até 60% dos pacientes, podendo levar a sofrimento importante, insônia, queda na qualidade de vida e polimedicação; a fibromialgia é um exemplo de dor crônica.

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMTr) é um novo tratamento que vem mostrando resultados importantes no tratamento da dor crônica e depressão; quando aplicada no lobo frontal esquerdo, a EMTr produz melhora da depressão e da dor, e, quando aplicada no córtex motor, produz melhora da dor. A estimulação do córtex motor é muito promissora e tem efeito analgésico significativo.

O efeito analgésico é relacionado a vários mecanismos (Garcia-Larrea L et al., 2007). O córtex motor (CM) apresenta múltiplas conexões reais relacionadas ao controle da dor, tanto próximas quanto distantes, e quando estimulado pela EMTr, ocorrem mudanças funcionais em várias regiões cerebrais envolvidas no controle da dor, incluindo estruturas distantes ao córtex motor, chegando mesmo até a medula espinhal (Nyzard J et al., 2011) e nos nervos periféricos. Os efeitos analgésicos da EMTr ocorrem tanto nos quadros de dor difusa como a fibromialgia (Passard A et al., 2009), assim como quadros de dor localizada, como a neuralgia do trigêmeo e neuropatias periféricas.

Diferentemente dos medicamentos analgésicos cujo efeito é transitório, o efeito da EMTr na dor é duradouro, estendendo-se por meses. Estudos em fibromialgia, por exemplo, mostram uma redução pronunciada e duradoura da dor, levando a melhoria na qualidade de vida, menor consumo de medicamentos, melhora do cansaço matinal, do sono e das atividades gerais (Passard A et al., 2008). Uma das justificativas para este efeito prolongado é que a EMTr produz mudanças positivas na plasticidade cerebral (Mahall A et al., 2011).

Fale ON-LINE COM O MéDICO